A atenção plena, ou mindfulness, consiste em viver no momento presente, valorizando o aqui e agora, em vez de focar excessivamente no passado ou no futuro.
Embora possamos ter algum controle sobre o presente, não podemos mudar eventos passados e temos menos controle sobre o futuro do que imaginamos. Por isso, é mais benéfico concentrar nossas energias no presente.
Viver com atenção plena implica prestar atenção ao momento atual, apreciar o que está acontecendo ao nosso redor e valorizar as pequenas coisas da vida. Isso pode nos ajudar a sentir mais calma, reduzir o estresse e a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e lidar melhor com situações difíceis.
Dicas e técnicas de atenção plena
Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis quando você começar a praticar a atenção plena.
Esteja mais consciente do mundo ao seu redor
Reserve um minuto para olhar ao redor da sala em que você está e observe atentamente o que está ao seu redor — a forma, a cor e a textura de cada objeto.
Você pode fazer o mesmo ao ar livre, pois passar algum tempo em espaços verdes pode beneficiar sua saúde mental. Não é necessário morar no campo; uma visita ao parque local pode fazer maravilhas.
O objetivo é simplesmente focar sua mente no mundo físico ao seu redor, e não nas preocupações em sua cabeça.
Da próxima vez que estiver ao ar livre, experimente um dos exercícios abaixo para ajudá-lo a vivenciar a natureza com atenção.
Preste atenção ao ar
Ao caminhar, observe realmente o ar passando pela sua pele. Observe como é a sensação em suas bochechas – está quente ou frio?
Experimente mover-se mais rápido ou mais devagar e veja como as sensações são diferentes.
Use todos os seus sentidos
Escolha uma árvore ou planta e concentre-se nela usando todos os seus sentidos.
Isso pode ser tão simples quanto cheirar uma flor, observar os diferentes tons de verde das folhas e depois sentir uma pétala entre os dedos.
Esteja mais consciente dos seus pensamentos
Tente dar um passo atrás em seus pensamentos, observando-os ir e vir na sua mente. Isso pode ajudá-lo a sentir-se menos controlado por eles.
Experimente também nomear seus pensamentos, especialmente aqueles que surgem repetidamente.
Por exemplo, você pode dizer: “Ah, aí está o pensamento de que sempre falho”. Apenas reconhecer esses pensamentos pode diminuir seu poder sobre você.
Tente fazer isso quando algo decepcionante ou estressante acontecer e veja se funciona para você.
Esteja mais consciente do seu corpo
Lidar com nossa saúde mental pode muitas vezes nos deixar presos em nossos pensamentos. Concentrar-se mais no que está acontecendo em seu corpo pode ajudar a evitar isso.
Preste atenção em como seu corpo interage com o espaço ao seu redor e em como as coisas parecem, sentem, soam e cheiram, ao invés de focar nos seus pensamentos sobre elas.
O objetivo é fazer você se sentir mais calmo e centrado, direcionando sua mente para o momento presente, em vez de deixá-la se preocupar com outras coisas.
Praticando Atenção Plena
Se as orientações e técnicas desta página lhe interessam, pode ser útil iniciar uma prática mais consciente.
Estabeleça uma rotina consciente Reserve um tempo todos os dias para realizar alguns dos exercícios sugeridos acima — e pense em outros similares.
Quando enfrentar uma situação desafiadora, experimente aplicar o que aprendeu para reagir com reflexão em vez de reagir emocionalmente. Esperamos que isso resulte em melhores experiências.
Para começar, descobrirá que precisa praticar a atenção plena de forma consciente. Com o tempo, isso deve se tornar mais natural e, eventualmente, automático.