Enfrentando suas preocupações

Preocupar-se é uma parte inevitável da vida. Embora não seja possível eliminá-la completamente ou controlar tudo, se suas preocupações parecerem excessivas, existem várias estratégias que você pode tentar para gerenciá-las ou superá-las, incluindo a técnica do “tempo de preocupação”.
Explore mais sobre o “tempo de preocupação” e outras dicas práticas e estratégias que podem ajudá-lo a lidar eficazmente com suas preocupações.

Passos e estratégias para lidar com suas preocupações

Escreva-os

Às vezes, simplesmente colocar suas preocupações no papel ou em um aplicativo de anotações no celular pode ajudar a clarear a mente e a lidar com as preocupações uma por uma.

Reserve ‘tempo de preocupação’

Se suas preocupações estão dominando seu dia, é útil estabelecer um “tempo de preocupação”. Reserve um curto período, como 10 ou 15 minutos todos os dias antes de dormir, para anotar suas preocupações e tentar encontrar soluções. Transformar isso em uma prática regular pode acalmar sua mente e evitar que seus pensamentos se intensifiquem na hora de dormir.

Não fique durante o dia

Uma vez estabelecido um horário regular para suas preocupações, isso pode ajudar a evitar que você se perca nelas durante o resto do dia. Quando uma preocupação surgir, diga a si mesmo: “Vou deixar isso para o meu tempo de preocupação”. Isso pode ajudá-lo a redirecionar seu foco de volta ao momento presente. Inicialmente, pode ser desafiador evitar que seus pensamentos retornem à preocupação, mas com o tempo e a prática de reservar um tempo específico para isso, isso deve se tornar mais fácil.

Use a técnica da “fada das preocupações”

Quando precisar lidar com suas preocupações, experimente a abordagem encantadora da “fada das preocupações”. Este método pode ajudá-lo a discernir entre problemas que podem ser resolvidos e preocupações imaginárias que estão além do seu controle. A “fada das preocupações” também pode ajudá-lo a decidir quais ações tomar imediatamente e quais podem ser reservadas para resolver mais tarde.

Faça um plano – e execute-o

Depois de identificar e avaliar sua preocupação, questione-se: “Existe uma ação prática que posso realizar a respeito?” Para preocupações sobre as quais você pode agir, desenvolva um plano de ação detalhado. Procure ser específico ao responder estas perguntas:
  • Qual é a ação necessária?
  • Como posso executá-la?
  • Quando devo realizá-la?
Se identificar algo que pode ser feito imediatamente, tome essa medida sem hesitação. Caso a preocupação ressurja, lembre-se de que já tomou medidas concretas e redirecione seu foco para outras atividades. Se não houver ações imediatas possíveis, programe um momento adequado para agir no futuro. Assim, quando a preocupação surgir novamente, você terá um plano definido e poderá direcionar sua atenção para outras áreas.

 Aceite as preocupações que você não pode controlar e siga em frente

Preocupar-se faz parte da vida. Não podemos eliminá-lo completamente ou controlar tudo. Para quaisquer preocupações que você identificou como aquelas sobre as quais nada pode fazer, tente reconhecer e aceitar isso.

Muitas vezes, o simples fato de saber que passamos um tempo pensando adequadamente sobre uma preocupação e avaliando as opções pode ajudar a atenuá-la.

Tente não ficar pensando em uma preocupação por muito tempo – passe a lidar com outra ou encontre maneiras de mudar seu foco, distrair-se, relaxar ou limpar sua mente.

Concentre-se no presente

Com o tempo, seguir esses passos deverá facilitar lidar com preocupações sobre as quais podemos agir e evitar que as que não podemos controlar se tornem avassaladoras. No entanto, se a ansiedade estiver surgindo, é extremamente útil ter algumas estratégias – como exercícios, yoga, técnicas de respiração, mindfulness ou meditação – para nos acalmar e trazer de volta ao momento presente. Pode levar tempo e prática para se habituar, mas essas práticas realmente podem ajudá-lo a sentir mais controle sobre seus pensamentos e emoções.

© 2024 Created by CrisDigital